CRM
104 937
Localização
Avenida Ana Costa, 228 - Cnj. 75
Santos - SP
Telefone para contato
Dicas de como prevenir uma das grandes complicações dentro da minha especialidade:
1) Examinar os pés diariamente em um lugar bem iluminado. Quem não tiver condições de fazê-lo, precisa pedir a ajuda de alguém, verificar a existência de frieiras, cortes, calos, rachaduras, feridas ou alterações de cor.
2) Manter os pés sempre limpos, e usar sempre água morna, nunca quente, para evitar queimaduras. A toalha deve ser macia. É melhor não esfregar a pele. Mantenha a pele hidratada, mas sem passar creme entre os dedos ou ao redor das unhas;
3) Usar meias sem costura; o tecido deve ser algodão ou lã; evitar sintéticos, como nylon;
4) Antes de cortar as unhas é preciso lavá-las e secá-las bem. Usar um alicate apropriado ou tesoura de ponta arredondada. O corte deve ser quadrado, com as laterais levemente arredondadas, e sem tirar a cutícula. Dar preferência a um profissional treinado, como o podólogo, o qual deve ser avisado do diabetes.
5) Não andar descalço. Manter os pés sempre protegidos, inclusive na praia e na piscina;
6) Os calçados ideais são os fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos, que ofereçam firmeza. É importante olhar com atenção para ver se há deformação. É melhor evitar sapatos apertados, duros, de plástico, couro sintético, com ponta fina, saltos muito altos e sandálias que deixam os pés desprotegidos.
Os danos nos nervos podem causar também mudanças na forma dos pés e dos dedos. Pergunte ao seu médico sobre sapatos terapêuticos.
📆Agende o seu checkup vascular? Não deixe para amanhã!
Dra. Tatiana Ducatti
📞(13) 3222-2866
📍 Av. Ana Costa, 228 cj. 75 – Vila Mathias, Santos / SP