CRM

104 937

Localização

Avenida Ana Costa, 228 - Cnj. 75

Santos - SP

Telefone para contato

(13) 3222-2866

Blog

ALERTA! Aumento de 34% nas mortes por Trombose

Posted in 11 de março de 2024

Categories: Saúde

Dados do Ministério da Saúde mostraram um aumento de 34% nas internações por Trombose venosa em 2023. Tais evidencias apontam a necessidade dos brasileiros terem cuidados diários relacionados à saúde vascular, já que o problema pode ser evitado por meio da adesão de medidas simples, como:
• Prática de exercícios físicos;
• Hidratação;
• Controle do peso corporal.


A doença pode desencadear quadros clínicos ainda mais graves, como a EMBOLIA PULMONAR.

O uso de anticoncepcionais, cigarro e histórico familiar são alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de tromboses venosas.
E quais são os principias sintomas da trombose venosa?
• Dor.
• Inchaço (geralmente em apenas uma das pernas).
• Alteração da coloração (o membro pode ficar mais arroxeado).
• Rigidez da musculatura, especialmente da “barriga” da perna (panturrilha).


O diagnóstico pode ser apenas clínico, fruto do exame do médico, mas, de modo geral, exige a confirmação com um exame de imagem. O ultrassom vascular (Doppler) é o exame não invasivo mais apropriado para confirmar a presença e localização do trombo.

O objetivo do tratamento da trombose venosa profunda é evitar a progressão ou surgimento de novos trombos. Também auxilia o organismo a reabsorver os trombos com o passar do tempo. Para tanto, são administradas medicações anticoagulantes, que são substâncias que agem de diferentes formas, inibindo os fatores de coagulação. A maior parte dos pacientes se beneficia com o tratamento medicamentoso, que deve ser iniciado tão logo seja feito o diagnóstico e administrado por no mínimo três meses.

📆Agende o seu checkup vascular? Não deixe para amanhã!